top of page
CartogrAfia Feminista 

ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO POPULAR

Arte, Cultura e Educação Popular são libertadoras, revolucionárias e transformadoras do cotidiano. Elas se fazem a partir das relações comunitárias, da valorização do saberes populares, da comunicação oral e da construção coletiva de conhecimentos comprometida com os direitos dos povos e com as lutas emancipatórias.

 

Queremos viver a história que não foi escrita pela oficialidade e para isso desconstruímos diariamente a autoridade dos fatos e acontecimentos inventados pelos homens do alto de seus privilégios. Aprendemos das memórias de nossas mais velhas e de suas lutas históricas tornadas invisíveis. Atuamos para resgatar e contar as histórias de luta protagonizadas por mulheres a partir dos territórios, não só da Zona Oeste do Rio de Janeiro, mas de toda América Latina, nossa AbyaYala.

 

Trocas de saberes, rodas de conversa, mutirões, pré-vestibulares populares, inúmeras expressões culturais e artísticas, seja na música, dança, teatro, audiovisual, sarau de poesia negra, preta, favelada e insurgente que se manifestam nas ocupações de praças públicas.

São muitos os espaços e caminhos de nossa construção coletiva de conhecimentos e pautas políticas comprometidas com a luta por direitos e emancipação. Somos todas arte-educadoras populares e militantes.

bottom of page